Dicas importantes para te auxiliar no cuidado com a sua saúde e higiene.

Role a página e confira

Cuidados pessoais e higiene

Higiene local

A melhor forma de fazer a limpeza região anal é através do uso de água e sabonete. É muito frequente o relato de intolerância ao uso do papel higiénico.

Existem no mercado produtos desenvolvidos para a adequada higiene da região anal.

Hábitos de vida saudáveis

Dieta adequada com pouca gordura animal, pouco açúcar e rica em fibras pode auxiliar na boa saúde do intestino. Assim como a prática regular de exercícios físicos, o controle do peso, a baixa ingestão de álcool, evitar o tabagismo e a qualidade do sono.

Consultar médico especialista no caso de sangramento e nódulo anal

A queixa de nódulo e sangramento anal podem estar relacionados a uma série de doenças, tanto benignas quando malignas. O seu diagnóstico correto pode levar a solução completa do quadro.

Lembre-se, o “Dr. Google” não avalia quadros individuais.

Microbiota

Nunca se conheceu tanto sobre as bactérias que habitam nosso intestino e sua estreita relação com a nossa saúde de uma forma em geral.

Não apenas sobre a saúde intestinal, mas quanto a digestão, obesidade, alergias, e até depressão. Muitas vezes, há necessidade de modulação da microbiota utilizando suplementos e alimentos fermentados.

Procedimentos e exames

Tabu da consulta

É conhecido o medo, resistência e a vergonha da exposição na consulta ao Coloproctologista.

Muitas vezes os pacientes sofrem por longos períodos, gastam com medicamentos inadequados e mal indicados. A consulta é realizada de forma profissional e respeitosa, levando em conta os fatores emocionais que levam a postergar e adiar este tipo de avaliação.

Colonoscopia

As sociedades relacionadas a especialidade e a Organização Mundial da Saúde recomendam a realização de colonoscopia a partir dos 45-50 anos para identificar pessoas de alto risco para o desenvolvimento de câncer colorretal.

Nos indivíduos de baixo risco, o exame pode ser realizado com 5 a 10 anos de intervalo. Este exame exige a limpeza completa da parte do intestino que será avaliada. É o chamado preparo do cólon, que é realizado através de dieta adequada e da ingestão de laxantes para a limpeza completa da região.

Colostomia/Ileostomia

São procedimentos cirúrgicos onde o cólon ou o intestino delgado são levados e fixados na parede do abdome para eliminação das fezes por uma via alternativa. Muito comuns nos procedimentos de emergências, mas também realizados em certos procedimentos eletivos. Podem ser definitivas ( para sempre) ou temporárias (por alguns meses).

Apesar de serem um desafio a ser vencido, muitas vezes salvam a vida do paciente em momentos críticos e podem melhorar a qualidade de vida. Seu manejo e cuidados locais, exige comprometimento do paciente e da família e o aprendizado será fornecido pelas equipes médica e de enfermagem.